Planeta Sensu

Bem vindos terráqueos cibernautas. Tenham uma viagem sensucional.

terça-feira, janeiro 03, 2006

A Época Alta da Solidariedade? ou talvez não

Agora que terminou o Natal, cessou também a época alta da solidariedade. Durante o período natalício todos quiseram dar um ?pedaço? do que têm aos mais desfavorecidos. (pelo menos foi o que a maioria das pessoas transpareceu).
Embora existissem brilhantes campanhas de recolha de alimentos, como por exemplo, o "Banco Alimentar contra a Fome", na época do ano em que a solidariedade e a paz universal pareceram estar em alta, o que esteve de facto em alta foi o consumismo, não se iludam: houve e há mais pobres a dar aos ricos, do que ricos a dar aos pobres e naturalmente mais ricos a enriquecerem e pobres a empobrecerem.
As maiorias dos portugueses é mais adepta do "gastar aquilo que não tem", do que "poupar algum e partilhar com quem tem menos". Quem é que ganha com esta inclinação pelo crédito e pelo empréstimo? Se respondeu as grandes máquinas de fazer dinheiro, vulgo hipermercados, lojas chinesas, ou lojas de grandes marcas, a resposta está correcta.
Para terminar, deixo um alerta aos promotores de campanhas natalícias de solidariedade e ao público em geral: Não é preciso ser Natal para se ser solidário. Se todos fossem solidários o ano inteiro, houvesse campanhas o ano inteiro e se os poucos muitos ricos dessem 1% ao muitos, muito pobres, o mundo seria um pouco mais justo. Sejam mais solidários em 2006.