Planeta Sensu

Bem vindos terráqueos cibernautas. Tenham uma viagem sensucional.

sábado, novembro 26, 2005

"As Três Irmãs", ao estilo do 3º ano de Teatro da ESAD

A viagem de carro foi invernosa: chuva, vento, frio anormal. O carro queixou-se por causa da chuva, nós nunca tinhamos sentido a cara tão gelada nas Caldas. A peça era às 21. A chegada à Escola Superior de Arte e Design(ESAD) foi às 20:27.
43 minutos depois de estarmos à conversa, primeiro na casa de banho da ESAD(estava quentinha e alberga frases brilhantes como por exemplo: eu também sei escrever!!) e depois nas mini, mini arcadas (a levar com flashes de máquinas fotográficas), entrámos para o ex-refeitório da ESAD, local onde iria decorrer a peça. Era o segundo dia em que ia para cena; porra!! faltei à estreia. Disseram-me que é sempre soberba. Enfim, hoje também é teatro. Entram os intervenientes, pausadamente marchando sob música da época histórica à volta de 1900. Tiram fotografias apenas com o som da máquina fotográfica. A peça decorreu em 4 actos estando, em todos eles, o grupo extremamente congruente, consequentemente também o decorrer da acção o estava.
Todos se salientaram, de quando em vez, nos monólogos intensos, profundos, filosofias desvairadas, por vezes alucinadas, sobre a vida, o amor,o amor platónico, o amor impossível, a felicidade idealizada e a felicidade auferida.
Como alguém disse um dia, o teatro é o espelho do mundo. Apesar de apenas, um mês de ensaios e dos erros mínimos, prontamente corrigidos, a turma de 3º de Teatro da ESAD, espelhou claramente o mundo d´As Três Irmãs e de todas as outras personagens do conto de Anton Tchekhov, o Outono rigoroso de uma Rússia invernosa, ventosa, desesperante. A peça vai ainda estar em cena nos dias 28 e 29 de Novembro.