Planeta Sensu

Bem vindos terráqueos cibernautas. Tenham uma viagem sensucional.

terça-feira, janeiro 03, 2006

Morreu Cáceres Monteiro

Morreu hoje de madrugada, aos 57 anos, um dos Gurus do Jornalismo Português. Carlos Cáceres Monteiro era um dos poucos jornalistas da "Velha Guarda", tendo viajado pelo mundo inteiro, durante mais de 30 anos, relatando e fotografando (adorava também o fotojornalismo) acontecimentos, grande parte deles narrados no seu livro publicado em 2004, "Hotel Babilónia".
A obra é uma rara miscelânea entre textos jornalísticos e textos literários que espelham o mundo actual, através dos grandes acontecimentos passados, todos eles vividos de perto pelo jornalista. (Da Guerra em Angola em 1975, passando pela libertação dos Khmers Vermelhos no Cambodja, até ao "Ground Zero" em Nova Iorque, a 11 de Setembro de 2001).
Cáceres Monteiro não era apenas mais um jornalista; era um jornalista com classe, contador de histórias reais, objectivas, concisas e rigorosas, qualidades, actualmente, muito escassas no moribundo jornalismo português.
Segundo os colegas que conviveram de perto com ele, era um camarada, adorava o risco da linha da frente das guerras e a fraternidade tanto com os colegas como com os povos nativos das suas peregrinações. Um humanista dizem os mesmos colegas.
O jornalista e fotojornalista foi, entre 1977 e 1981, presidente do Sindicato dos Jornalistas, ocasionando grandes alterações nas reformas dos jornalistas e na qualidade do sindicato e, entre 1984 e 1985, Director Geral para a Comunicação Social.
Apesar da sua morte, o nome de Cáceres Monteiro vai continuar(assim o espero) bem vincado no universo jornalístico português.

2 Comments:

At 1/06/2006 7:41 da tarde, Blogger Never said...

eia pois foi! Bem se não me tivesses dito nem dava por nada. Bem ,já me tinham dito, enquanto jogava à bola. Mas ainda não me tinha batido mesmo a notícia. O Càceres era um amigo, tal como o Fialho.

 
At 1/20/2006 8:05 da tarde, Blogger André said...

Eu gostava muito daquela obra dele, Hotel Califórnia...Hm? Ai é Hotel Babilónia?? peço perdão, não li bem... Mas tal como o never disse era tão amigo como o Fialho... amigo do peito...do frango...

 

Enviar um comentário

<< Home