Planeta Sensu

Bem vindos terráqueos cibernautas. Tenham uma viagem sensucional.

terça-feira, dezembro 13, 2005

Honda emprega funcionário robotizado

No que toca a inovação tecnológica, os nipónicos sempre estiveram muito à frente do resto do mundo nas mais diversas áreas, como a informática, a robótica e a inteligência artificial.

A mais recente novidade trazida pelo talento japonês é a criação de um robô humanóide, chamado Asimo. Depois de cinco anos em exibições pelo mundo inteiro, o robô conseguiu o que muitos humanos não têm neste momento: arranjar emprego. O inanimado robô está a exercer a função de recepcionista na Honda, em Wako, cidade situada a norte de Tóquio, recebendo os visitantes e servindo-lhes café.

O que eu penso disto? Desde que não se massifique a prática, substituindo seres humanos por autómatos inanimados, que nada mais fazem que dar respostas mecânicas a estímulos humanos, esses sim, realmente vindos de seres animados.

No futuro será necessário limitar a capacidade de intervenção da tecnologia na sociedade, para que o desemprego não cresça brutalmente e para que o corpo e a essência humana, se mantenham bem presentes na sociedade.

As máquinas não podem, na minha opinião, substituir duas coisas chamadas ser social e sociedade. Podem auxiliar, registar e ampliar muito a sua aplicação, mas substituir, jamais.

A Honda pretende fabricar mais exemplares do "Asimo" para utilizar noutros escritórios, ou para alugar pela quantia de 20 milhões de ienes (140.000 euros) por ano.

Os pequenos robôs que mais parecem meninos vestido com um fato de astronauta vão, certamente, tirar o emprego a muita gente sendo obstáculo à comunicabilidade que é necessária dentro das empresas.