Planeta Sensu

Bem vindos terráqueos cibernautas. Tenham uma viagem sensucional.

terça-feira, maio 30, 2006

Capacidade para desempenhar o Quinto Poder?

Poderão os blogues (de cariz crítico e informativo) ocupar o 5º poder? De facto, são um óptimo antídoto para combater os malefícios que contaminam tanto os mass media tradicionais como os outros três poderes: económico, executivo e judicial. Mas será a sua notoriedade suficiente para lhe dar tão alta influência na sociedade?
Ao contrário dos media tradicionais, os blogues permitem a qualquer um criar a sua própria agenda setting, ganhando um papel activo (ao contrário do passivo a que os mass media nos sujeitam) na formação, informação e denúncia, independentemente da censura, influência ou ?conivência? de terceiros (jornalistas e chefes de redacção comprados).
Possibilita também a fiscalização deste e dos outros poderes, denunciando usos desastrosos da deontologia do jornalista, assim como abusos de poder e corrupção dos ministros e demais elementos do estado. Mas há um senão?
Citando Vital Moreira no seu blogue ?Causa Nossa?, a visibilidade pública dos blogues é ainda muito reduzida entre nós?. A sua taxa de penetração na sociedade é ainda muito baixa, não permitindo que o seu poder virtual, seja usado por todos os elementos da sociedade, tanto bloggers como leitores.
Outro senão está na facilidade com que qualquer um cria um blogue. Todos são livres de postar o que quiser, havendo por aí grandes ?blogaberrações? que nada mais fazem do que, criticar tudo e todos, debaixo duma máscara anónima e há também aqueles que só copiam e plagiam. A liberdade facultada pelos blogs (informativos e críticos por cariz) tem de ser usada com seriedade e responsabilidade.
Em jeito de conclusão, os blogues podem ocupar o 5º trono do poder, arrasando a baixa qualidade do 4º na sua maioria (são raras as excepções) e vigiando as tentativas de usos dos outros poderes para fins menos correctos. Só lhes falta um pouco mais de notoriedade e penetração na sociedade para que o seu potencial poder contribua para um estado o mais próximo possível da democracia. Será necessário criar um órgão responsável pela boa qualidade da blogosfera informativa e crítica? Ai limitar-se-ia a liberdade do seu uso. Até onde se deverá limitar? Não sei.